Seguidores

terça-feira, 6 de março de 2012

Esclarecendo algumas dúvidas...


Mais um post falando da Cricut e da Cameo!
Não sei se vocês tomaram conhecimento, mas os desenvolvedores do MTC estão sendo processados novamente pela PC fabricante da Cricut.
Não vou entrar nos méritos da legislação americana (que é bem diferente da nossa) no que diz respeito aos DIREITOS AUTORAIS.
Então quem está ainda comprando a Cricut tem que estar ciente que ela só vai trabalhar com cartuchos.
Nenhum programa é compatível com ela.
Até mesmo os acessórios para estas máquinas, que antes eram vendidos em grandes lojas americanas de departamentos, estão em falta. Já não são mais encontrados com a mesma facilidade. Há um boicote grande contra os produtos da PC.
Porque estou escrevendo sobre isto de novo?
Recebo Emails perguntando sobre esta questão, quase diariamente.
 O SCAL3 vai trabalhar com a Silhouette SD, com a CAMEO e outras máquinas.
O MTC com várias menos a Cricut.

Deixando clara esta questão, vou responder para a Flavia, que perguntou:

Qual DCM é mais difícil, Silhouette ou Cricut, com relação ao Studio e o SCAL. Será que é possível esta pergunta?
É possível sim Flavia e vou tentar responder. Vou precisar de um tempo maior para a resposta ser mais completa, já que não sou nenhuma expert em Silhouette!

Diferenças existem entre as duas e seus respectivos programas.
A Cricut vai funcionar com cartuchos, com o SCAL1 e SCAL2 e com o MTC, isto no caso de já ter os programas comprados, instalados antes do processo da PC (ProvoCraft).

Silhouette SD e Cameo:
Vão funcionar com o SCAL3, com o MTC, com o Studio (que você baixa, é grátis e pode ser baixado antes mesmo de ter a Sil), com o SSD, Silhouette Studio Design (que é pago). São programas que tem também atualizações.

Como tenho o SCAL desde 2008 é lógico que estou muito familiarizada com ele. Domino mais as  suas funcionalidades e ferramentas.
O Studio é mais parecido com o MTC, tem mais ferramentas que o SCAL e te permite fazer o Print&Cut de maneira mais fácil e mais precisa.

Confesso que não me detive ainda a estudar o Studio por falta de tempo e pela praticidade do SCAL 3. Também tem o fato de eu ter muitos arquivos em SVG e só poderei usá-los com a Cameo se tiver o Studio Design e não pretendo comprar outro programa.
E tendo o SCAL, fica tudo bem mais fácil.
Com o studio você pode rastrear as imagens como no SCAL2 e converter em arquivos de corte.
Se souber trabalhar com Photoshop, Ilustrator, Corel, Inkscape também ajuda bastante, principalmente na conversão de arquivos.
Mas isto nos dois programas.
Estou feliz com a minha aquisição mesmo tendo usado a Cameo muito pouco.Ela é bem mais rápida, faz vincos,(pontilhados) facilitando as dobras nos arquivos que exigem isto.
Gosto de ler sobre ela e praticar um pouco por vez.
Tenho encontrado tutoriais ótimos em fóruns americanos e aos poucos estou aprendendo a lidar com a Cameo.

Já com a Cricut posso cortar papéis mais grossos e acho muito melhor o sistema para a troca da lâmina.
Pretendo,à medida que for conhecendo mais as diferenças escrever novamente sobre isto.

4 comentários:

Krys Krys disse...

Ola, tudo bem?
Estou adorando as dicas!
Eu tenho a cricut expression c o cricut design studio e agora comprei a Cameo, so q nao estou conseguindo transportar as imagens da cricut p o PC para salva-los em SVG para entao utilizar as imagens na cameo.
Vc tem como me ajudar?
Bjo
Chris

Adinês disse...

KrisKris!

Os arquivos SVGs funcionam se você tiver o SCAL ou MTC.
No caso do DS para a Cricut é só para os cartuchos.Você não vai conseguir abrir os arquivos que criar nele para usar em outra máquina que não seja a Cricut.
Tenho muitos arquivos SVGs e uso o SCAL3 ou o MTC para cortar com a Cameo. Era esta a tua dúvida?
Bjs

Clarissa De Bem disse...

Bom dia,
estou querendo comprar uma Cricut imagine ou similar para imprimir e cortar. Desenvolvo os meus desenhos todos em Corel e gostaria de saber se preciso de algum outro programa para usar este tipo de impressora de recorte.
Obrigada, Clarissa

Clarissa De Bem disse...

Gostaria de comprar uma Cricut Imagine para imprimir e recortar meus trabalhos. Desenvolvo todos os meus desenhos em Corel e gostaria de saber se preciso usar algum outro programa para usar com esta impressora ou apenas o Corel basta? Não conheço nada deste Scal ou MTC. Pode me ajudar?
obrigada, Clarissa